top of page

Atitudes de uma Boa Mãe

  • Foto do escritor: Adriana de Paula
    Adriana de Paula
  • 27 de jan. de 2022
  • 7 min de leitura

Atualizado: 29 de jan. de 2022


Uma das características de uma Mulher que Edifica é ser uma Boa Mãe. Em Provérbios 31:28 diz que os seus filhos a elogiam, a chamam de bem aventurada! Bem aventurada, significa 'muito feliz'. Por muito tempo eu lia esse versículo e não entendia porque os filhos a chamavam de 'bem aventurada', mas se o significado de bem aventurada é ser 'muito feliz', isso me faz pensar que a mulher de Provérbios 31 se sentia realizada como mãe. Você se sente realizada como mãe? Ou acha que precisa de algumas mudanças para que você se sinta uma boa mãe? Não estou falando de ser perfeita, nada disso, mas de ser uma mãe segundo os padrões de Deus.


Não devemos pensar na maternidade apenas como um objetivo, algo pelo qual lutar e “alcançar”. As qualidades de uma mãe não são apenas externas e baseadas em realizações. Em vez disso, deve está enraizado em quem somos em Cristo.


Não devemos almejar a perfeição, mas, em vez disso, desenvolver traços que criem relacionamentos saudáveis ​​conosco e com nossos filhos.


Abaixo estão algumas qualidades e atitudes de uma boa mãe que você pode usar como orientação em sua jornada para se tornar uma boa mãe:



1. É Forte


Ser mãe é para as fortes, pois os nossos filhos tem a habilidade de sugar cada milésimo de nossa energia emocional, mental e física! Por isso mais do que nunca precisamos sermos fortalecidas por Deus para cumprirmos o glorioso chamado da maternidade.


A maternidade tem um impacto emocional até mesmo nas mulheres mais fortes. Alimentar a força que há dentro de nós e ser a rocha em que seu filho pode confiar se torna ainda mais importante do que nunca.


Cuidar de seus filhos exigirá muito de você, por isso você precisa cuidar de você mesma.


Certifique-se de manter-se saudável física, mental e emocionalmente. Como escrevi no Livro Vestida de Força, precisamos ser fonte de cura emocional para os nossos filhos, mas antes de lutar pela cura eles, lute por você mesma, batalhe pela sua saúde emocional. Você precisa estar bem emocionalmente para lutar por eles, pois afinal uma mulher doente em suas emoções não pode ser fonte de cura para os seus filhos. Você precisa estar curada para curá-los.


Lembra das orientações das aeromoças antes de o avião decolar? Elas se colocam na frente dos passageiros, e de forma muito elegante instrui as mães que em caso de emergência, elas precisam colocar a máscara de oxigênio primeiro, para depois socorrer os filhos ou outra pessoa que necessite de ajuda. Minha querida, revista-se de força emocional nesta hora para então fortalecer o seu bem mais precioso: seus filhos!


Se você se esgotar, não poderá ajudar seus filhos de forma alguma. Busque em Deus força e cura emocional, Deus quer te vestir de força emocional!




2. Ama de forma incondicional


Apesar de acreditarmos que o amor materno é nato, nem todas as mães amam os seus filhos. Como escrevi no livro Vestida de Força, em Tito 2.4, Paulo instrui as mulheres mais velhas a ensinarem as mais jovens a amarem os seus filhos. Isto significa que existe um tipo amor que deve ser aprendido. A palavra no grego que representa esse amor é philos “amizade”. No grego moderno, indica um amor virtuoso, o amor desenvolvido com a convivência.


A família é onde a criança forma sua identidade e amadurece emocionalmente. Onde os adolescentes e jovens expõe suas visões que quase sempre são diferentes das nossas.


Deus espera que amemos os nossos filhos com o amor de Tito 2.4, mas acima de tudo, Deus quer nos ensinar a vivenciar o amor ‘excelente’ de 1 Coríntios 13. Deus quer nos ensinar e nos fortalecer para amar com o amor Ágape.


O amor Ágape é incondicional... É o amor que tudo suporta... Tudo crê... Tudo espera... Tudo sofre... É o amor de Deus. É esse amor que faz com que você consiga amar seus filhos incondicionalmente apesar dos erros, das falhas e dos fracassos... É o amor Ágape que faz com que você dê sem esperar nada em troca... Faz com que você acredite, pela milésima vez, que desta vez ele ou ela vai mudar... Faz com que você suporte as noites mal dormidas acalentando o seu filhinho no colo... Faz que você tenha paciência para suportar uma fase de rebeldia... Este é o amor com que Deus nos amou, e é com este amor que certamente devemos também amar os nossos filhos!


3. Ora pelos filhos


Um bom exemplo bíblico de mãe que construiu e contribuiu com o crescimento espiritual de seu filho, orando por ele, mesmo antes do seu nascimento, foi Ana.


Como eu escrevi no livro Mulheres que Edificam, Samuel não se tornou profeta, sacerdote e um homem de Deus por acaso. Ele tinha uma mãe de oração. A vida do profeta Samuel foi impactada e influenciada pela oração de Ana. Pela intercessão, mães e pais podem ter uma influência real e duradoura na vida dos seus filhos. Samuel impactou toda a sua geração, e foi um dos maiores homens da história de Israel porque sua mãe ousou entregá-lo a Deus em oração: “E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.” (1 Samuel 1.11).


Deus ouviu a oração de uma mulher que se sentia esquecida e abandonada por Deus, mas que ousou consagrar o seu filho a Deus, que se comprometeu a criar o seu filho para Deus.


Como mãe, Ana reconheceu que seu maior ministério era a oração. Precisamos ser como Ana, fazer como Ana e como tantas outras mulheres que investiram seu tempo orando fervorosamente pelos seus filhos. Comece a orar com fervor e regularmente pelos seus filhos, e eles se tornarão homens e mulheres abençoados.



4. Abre a boca com sabedoria


"Abre a boca com sabedoria, e sua língua sabe ensinar com bondade e paciência." (Pv 31.26)

Uma das características da mulher de Provérbios 31 é falar com sabedoria e ensinar com bondade e paciência. Falar com sabedoria é medir e pesar as palavras antes de falar. Uma mãe sábia entende o quanto as suas palavras podem edificar ou destruir a vida dos filhos. Por isso, meça as palavras antes de falar. Libere palavras de benção sobre a vida dos seus filhos.


5. Demonstra afeto e carinho


Todo filho precisa ser abraçado! Às vezes sinto as emoções dos meus filhos através de um abraço. Um abraço apertado pode ser uma mensagem que algo não está bem. Permita ser abraçada. Demonstre afeto não só com abraços, mas também com beijos. A ternura é um fator elementar na solidificação do relacionamento entre mãe e filho. Os filhos jovens e adolescentes também necessitam de afeição e ternura.

.


6. Ensina


Em Provérbios 31.1-9, temos a ideia de uma mãe que ensinou e instruiu o seu filho enquanto este estava sob a sua responsabilidade. Nesse capítulo, o rei Lemuel registra as palavras que sua mãe lhe ensinou (Pv 31.1). Sua mãe lhe havia instruído o caminho. Não só o caminho da palavra de Deus, mas o caminho da moral, da ética e da sabedoria. Mais tarde o rei Lemuel lembrou-se das palavras de sabedoria que sua mãe compartilhava com ele, e usou-as para dirigir o seu reino e então as passou adiante.


Podemos fazer muitas coisas por nossos filhos. Podemos proporcionar a eles alimentação, saúde e estudo de qualidade, roupas de marca, curso de línguas, brinquedos, celulares... Enfim, a lista é interminável, pois todos os dias tem um novo eletrônico, um novo brinquedo ou uma nova tecnologia que são o sonho de consumo dos nossos filhos, mas ensinar a Palavra de Deus deve ser nossa principal preocupação e paixão. Por quê? Porque a Palavra de Deus tem valor para a salvação e para a eternidade.


Mais do que nunca, precisamos estar atentas ao ensino, como diz na Palavra de Deus precisamos ensinar nossos filhos assentados em nossa casa, andando pelas ruas, ao levantar-se e ao deitar-se ( Det 6:6,7). Não perca as oportunidades de ensinar com sabedoria. Ore a Deus pedindo que ele prepare circunstâncias e situações para que você ensine ao seu filho os valores divinos. Instrua-os sobre a vida na perspectiva de Deus. É dentro de casa que eles precisam aprender a amar a Deus, reconhecer o poder e a obra de Deus, os valores éticos e morais.


7. Cria tempo de qualidade.


Um dos passos mais importantes na construção do relacionamento mãe e filho é que você precisa passar tempo com seus filhos. Lembra-se que é preciso puxar o freio de mão? Isto é absolutamente verdadeiro e não há realmente nenhuma maneira de contornar este passo indispensável.


Todas as relações são construídas em cima do contato que se caracteriza por carinho, confiança, empatia, aceitação, energia e tempo. Relacionamentos que não são atendidos e nutridos por essa base regular, eventualmente, tornam-se problemáticos e desgastantes. Sendo assim, a primeira regra de ouro é que você deve descobrir uma maneira de fazer algum “tempo de relacionamento” com seu filho, que está separado de disciplina ou tarefas.


Seja criativa, prepare momentos especiais que ficarão eternizados no coração dos seus filhos. Muitos pais acreditam que precisam gastar muito para passar um tempo com filhos, mas isso não é verdade. Na simplicidade da vida e do dia a dia você pode construir momentos extraoridiarios. Um passeio no parque, uma noite de jogos com direito a cachorro quente ou outra coisa que seus filhos gostam, a noite do filme, ler a biblia e orar juntos, fazer a comida preferida deles de surpresa, são algumas maneiras de criar um tempo de qualidade.


* Parte desse texto são trechos dos livros Mulheres que Edificam e Vestida de Força da autora Adriana de Paula. Ao compartilhar favor citar a fonte e autora.


Querida, listei apenas algumas atitudes e metas de uma MULHER QUE EDIFICA o lar com sabedoria. Ao fazer o seu planejamento de ATITUDES para se tornar uma Mulher que Edifica, coloque todas as atitudes que você precisa tomar, para alcançar com a graça de Deus, o seu objetivo e desejo de edificar a sua família com sabedoria!


Não baixou o PLANNER Objetivos e metas da Mulher que Edifica? CLIQUE AQUI


Quais dessas atitudes e metas de transformação é mais difícil para você? Porquê? Escreva nos comentários, quero saber!


Já leu o meu livro Mulheres que Edificam? Mulheres que Edificam é mais que um livro. É uma mensagem que tem ajudado e inspirado milhares de mulheres a EDIFICAREM seus lares com SABEDORIA!


CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o livro que certamente irá te ajudar na construção da sua família!


Para comprar o livro CLIQUE AQUI








 
 
 

Comments


informativo site.png
5.png
canal mentora wu.png

Quer saber tudo receber  todas as quintas-feiras a postagem da Coluna Feminina Cristã? Entre no canal Mentoras da MEL e seja atualizada com mensagens que irá ativar o seu chamado de ensinar mulheres!  Também baixe o informativo da MEL com todos os detalhes de como se tronar uma mentora da MEL.

Clique AQUI ou no botão abaixo para entrar no canal e baixar o informativo da MEL.

bottom of page